MenuDescubra a origem dos nossos produtos

Sustentada pelo gostinho apurado dos condimentos regionais, a gastronomia da nossa região faz bom jus à sua fama: é da melhor e mais saborosa do País! Vinhos e petiscos quanto baste. Pratos típicos a espevitar as papilas gustativas. Aperitivos líquidos digestivos. Sabores intensos de origens vegetais ou animais. O fumeiro - dispensa apresentações, até porque seria impossível reproduzir fielmente através das palavras, tão nobre sabor, apenas conseguido com os saberes transmitidos ao longo dos tempos e com a elevada qualidade das matérias-primas utilizadas na sua confecção. A carne. Os produtos hortícolas vindos das hortas familiares, as carnes autóctones. As doçarias – uma tentação. De origem árabe ou de cariz conventual. Todas elas de sabores e gostos apuradíssimos, de irresistível aspecto e cheiro, provocadores de deliciosos “pecados”. Aqui os pratos típicos aliciam-nos e ”baralham” as dietas… Quando se sentar à mesa, esquecer-se-á do relógio e render-se-á aos prazeres da gula. Para abrir o apetite, aqui ficam alguns pratos da nossa cozinha tradicional: Posta à Mirandesa, cordeiro assado na brasa, bacalhau assado, … bola doce … tudo bem regado com o vinho da região.

Petiscos

Presunto
De porco criado com produtos biológicos da região e cura tradicional.
Chouriça Mirandesa
De carnes selecionadas de porco devidamente condimentadas com sal, água, alho, louro e pimentão.
Alheira Mirandesa
Confecionada a partir de uma seleção de carne e gordura de porco, galinha e pão da região. Carnes que depois de cozidas são manualmente desfiadas e misturadas com pão, condimentadas com azeite, sal, louro e alho.
Salpicão com Pimenta Preta
Confecionado a partir de carnes entremeadas de porco ligeiramente picadas, condimentada com grãos de pimenta preta.
Salada de Orelha
Orelha de porco da região, cozida e com molho verde.
Moelas
Moelas de frango cozidas com molho especial.
Tripas
Tripas de vitela cozida, condimentadas com alho, salsa e um fio de azeite.
Sardinhas de Escabeche
Saldinhas pequenas e frescas, fritas e com molho de cebolada.
Salada de Bacalhau
Bacalhau cru, desfiado e condimentado com alho, cebola, pimentão e um fio de azeite.
Caldo Verde
De couve galega e eleborada de forma tradicional.
Sopas da Matança
Sopa elaborada com a água de cozer as carnes de porco, gravanços (grão-de-bico), azeite, massinhas e pão fatiado. Sopa que é comida no dia da matança do porço.

Especialidades

Carne

Posta e Costeleta
Da raça Bobina Mirandesa criada nos verdejantes pastos transmontanos.
Feveras
De porco criado com produtos biológicos da região.
Bulho com Cascas
O Bulho (Botelo ou chouriço de ossos), enchido de forma peculiar, consiste no aproveitamento da suã, coluna vertebral, costelas e rabos de porco. Os ossos, partidos em pequenos troços ainda com carne, são temperados com os condimentos mais tradicionais (azeite, sal, louro, alho). O seu enchimento é totalmente artesanal, e adquire a sua forma característica por usar como involucro o ceco (intestino grosso) do animal. No processo de cura, o fumo de lenha finaliza-lhe o paladar. As Cascas (Casulas) são feijão seco com vagem, que é apanhado ainda verde e depois é seco.
Cordeiro
Da raça Churra Galega Mirandesa, alimentado com o aproveitamento dos restolhos dos cereais, pastagens espontâneas e flora arbustiva.
Leitão
Porco criado com produtos biológicos da região, com peso inferior a 10Kg.

Peixe

Bacalhau
Originário das águas frias e límpidas dos mares da Noruega.
Salmão
É um alimento saudável que deve fazer parte da dieta alimentar.

Bebidas

Digestivos

Martini
Favaios
Licor Beirão
Macieira Velha
Vinho do Porto
Barca Velha
Gin
Gordon's London Dry, com água tônica.
whisky
J&B e Ballantine's
Aguardente
CRF Reserva
Licores
Licores de vários sabores, a saber mel, mirtilo, frutos vermelhos, frutos silvestres, bagas de zimbro, ervas, piri-piri, medronho, folha de figueira, da marca L'Alma Penada.
Ginjinha
Com ginja e aguardente produzidos na região, da marca L'Alma Penada.

Vinhos

Meseta DOC 2006 e Regional 2010
Vinho maduro tinto, originário da região demarcada do Planalto Mirandês eleborado com as castas, Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Amarela.
Meseta Rosé
Originário da região demarcada do Planalto Mirandês eleborado com as castas, Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Amarela.
José Preto
Vinho maduro tinto, originário da região demarcada do Planalto Mirandês foi obtido das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz.
Ribeira do Corso DOC 2010
Vinho maduro tinto, reserva, produzido pelo Cooperativa Agricola Ribadouro e originário da região demarcada do Planalto Mirandês, produzido com uvas de vinhas velhas
Monte Velho 2013
Vinho maduro tinto, regional Alentejano, resulta da conjugação predominante das castas alentejanas Aragonez, Trincadeira, Touriga Nacional e Syrah
Esteva
Vinho maduro tinto produzido na Região do Douro a partir de uvas de castas tintas tradicionais da região – Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Barroca.
Tapada dos Monges
Vinho verde branco, produzido na Região dos Vinhos Verdes a partir de uvas de castas tradicionais da região – Loureiro e Arinto.

Sobremesas

Regionais

Bola Doce Mirandesa
É um doce genuíno e um ícone gastronômico das teras de Miranda, tradicionalmente associado à Páscoa. Não é um bolo doce mas com um sabor intenso a canela. Contrariamente aos folares de Páscoa, tão típicos em Portugal, a bola mirandesa é um doce húmido. A massa é igual ao do pão, mas bem fina e intercalada com camadas de açucar e canela. Este é cozido em forno de lenha.
Folar Transmontano
Bolo salgado com carnes e fumeiro da região, absolutamente delicioso! Este é cozido em forno de lenha
Tarte de Amêndoa
Tarte de amêndoas da região.
Arroz-doce
O arroz-doce caseiro.
Queijos
De ovelha e de cabra, da região.
Compotas
Caseiras e de produtos biológicos.

Convencionais

Doce da Casa
Receita própria.
Bolo de Bolacha
Receita própria.
Fruta
Fruta da época e biológica.
Queijos
De ovelha e de cacbra, da região.
Compotas
Caseiras e de produtos biológicos.
Gelado